BLOG

Vamos conversar sobre gestão de desempenho?

Entenda como tratar a performance da sua equipe.

Antes de tudo, é importante deixarmos claro que realizar uma gestão de desempenho é considerada uma das principais responsabilidades de um líder ou gestor, mas nem sempre temos profissionais fazendo tal atividade.

Mas, o que é gestão de desempenho? É uma forma da empresa promover talentos entre seus colaboradores, com o objetivo de melhorar os resultados da equipe, motivar e aprimorar suas competências.

Há diversas estratégias e posturas que podemos lançar mão para criar um ambiente estimulante e com condições para o colaborador se engajar, se desenvolver e performar. Mas é importante estarmos cientes de que, embora façamos tudo, não significa que irão performar e se comportar como tínhamos expectativa. 

Em muitas empresas há um sistema formal de Avaliação de Desempenho. No entanto, muitos gestores pensam que apenas o RH possui a responsabilidade de realizar. Pelo contrário, quando existe um modelo de avaliação implantado pelo setor de Recursos Humanos, o gestor precisa observar diariamente a performance da sua equipe. Dessa forma, ao chegar no período de avaliação, terá as informações necessárias para compreender as necessidades de cada colaborador no ambiente de trabalho.

Essa avaliação possui uma periodicidade prevista e pode ocorrer de seis em seis meses. O problema é que muitos gestores não acompanham diariamente a equipe, deixando a avaliação para o último momento. Ou seja, na realidade, não há um acompanhamento com o colaborador, o sistema serve apenas para cumprir regras da empresa, sendo totalmente prejudicial para todos, do gestor aos resultados da equipe. 

Quando você mapeia o nível de maturidade do colaborador e contrata com ele expectativas para o desenvolvimento, já está fazendo uma parte importante de gestão de desempenho. Acompanhar cada um é outra parte da ferramenta que ajudará no entendimento dos avanços da performance e da sua própria liderança. 

Para que façamos avaliações mais justas e coerentes, recomendo manter um arquivo com um registro de evidências. Tenha em mente as competências que precisa avaliar e fique atento para fatos que mostrem a manifestação ou não de cada. 

Com isso, faça questionamentos sobre as próprias suposições e perguntas a si mesmo. Por exemplo, “Isso que estou pensando é um fato ou apenas uma das possibilidades do que está acontecendo? O que aconteceu só pode ser explicado da forma como estou pensando ou há outras razões?” Elas ajudarão você a realizar a gestão de desempenho.

Desenvolva suas lideranças com a Duomo

Com a Duomo você pode experimentar uma educação corporativa adequada para a sua empresa. Estamos no mercado de treinamentos há 20 anos, gerando resultados em diferentes empresas do Brasil. Os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas jornadas profissionais.

Siga nosso LinkedIn e fique por dentro de temas como esse.

COMPARTILHE!
CONFIRA MAIS POSTS