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As cinco práticas de uma liderança engajadora

Liderança engajadora

Muitos líderes, ao serem questionados sobre o que esperam dos seus colaboradores, afirmam que desejam comprometimento e engajamento nas atividades exercidas no ambiente de trabalho. No entanto, como em qualquer relacionamento, o vínculo somente é construído ao longo do tempo, com interações e relações de confiança.

Vamos conversar um pouco sobre o tema, entender a definição e abordar as práticas necessárias para alcançar uma liderança engajadora.

Quais são as cinco práticas para alcançar uma liderança engajadora?

Indicamos aqui as práticas que o gestor pode realizar para aumentar o engajamento dos seus colaboradores e contribuir para o desenvolvimento profissional.

Proximidade:

Todos os seres humanos necessitam de contato e atenção. Reservar alguns minutos do seu dia para interagir de forma individualizada com os colaboradores, criar um espaço de contato e abertura, fazendo com que eles se sintam parte e importante para a empresa e para você.

Tenha contratos claros com a sua equipe:

Uma das ações que mais geram segurança psicológica e, consequentemente, engajamento é um bom alinhamento de expectativas. O colaborador necessita saber o que é esperado dele. Além disso, permita que ele também contrate a expectativa que ele possui sobre você.  Tão importante quanto estabelecer este acordo, é você respeitá-lo.

Explique o porquê das atividades e decisões:

É muito mais fácil gerar o comprometimento quando você sabe que aquela ação tem um propósito. Importante: “Porque o CEO mandou” não é propósito. Um gestor estratégico busca o verdadeiro motivo da existência das atividades e responsabilidades, e desdobra para o time.

Rotina de feedback:

Todos os colaboradores necessitam de feedbacks. É uma referência de como estão em suas atividades e carreira. Para aplicar de modo assertivo, é fundamental ser com base em um contrato realizado anteriormente (ninguém gosta de ser cobrado por algo que nem sabia que fazia parte do seu escopo). Além disso, seja específico e descritivo, pois o feedback é sobre comportamentos, entregas e resultados, não sobre pessoas. Uma ferramenta que auxilia na assertividade, é o modelo AMARCA que cria um roteiro que consegue ser assertivo e respeitoso com o colaborador. (Você pode ler um outro texto do blog que fala sobre esse método, que tal dar uma olhada nele?). Lembre-se: Feedback de reconhecimento é fundamental para o engajamento.

Escute a equipe:

Ao ouvir as opiniões, percepções e ideias dos colaboradores, você valoriza o olhar deles e incentiva o engajamento. É muito bom saber que o seu gestor o considera não somente para as atividades e/ou demandas, mas também para os processos de melhoria da organização.

Estas ações podem desenvolver uma relação de confiança e parceria, as quais permitem a criação de um vínculo, o desenvolvimento profissional das pessoas e, consequentemente, bons resultados. 

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