É interessante, que ao questionar muitos líderes o que mais eles esperam de um time, na maioria das vezes aparece a palavra engajamento ou comprometimento. É como se considerassem que isto fosse uma característica do colaborador, sendo que na realidade se trata de um vínculo que o profissional estabelece com o gestor ou organização.  

Então ao definir o que é uma liderança engajadora, precisamos considerar que é a capacidade deste criar e fortalecer vínculos com a sua equipe. Assim como qualquer relacionamento, o vínculo é algo construído com o tempo, interações e principalmente relações de confiança. 

Nesta linha, seguem 5 dicas que o gestor pode fazer para aumentar o engajamento dos seus colaboradores: 

  1. Proximidade: Todos os seres humanos necessitam de contato, se sentir percebido e de atenção. Então reservar alguns minutos do seu dia para interagir de forma individualizada com os seus colaboradores diretos, cria um espaço de contato e abertura, fazendo que eles se sintam parte e importantes para você. Em uma das empresas que eu atuava, mesmo tempo uma posição de gerência, o quanto um “Oi, tudo bem? Como foi o final de semana”, que a minha diretora mandava na segunda-feira, fazia a minha semana começar bem. 
  1. Tenha contratos claros com a sua equipe: Uma das ações que mais geram segurança psicológica e, consequentemente, engajamento é um bom alinhamento de expectativas. O colaborador necessita saber o que é esperado dele. Além disto, permita que ele também contrate contigo a expectativa que ele possui sobre você. Tão importante quanto estabelecer este acordo, é você respeitá-lo. 
  1. Explique o porquê das atividades e decisões: É muito mais fácil gerar o comprometimento quando você sabe que aquela ação tem um propósito. Importante: Porque o CEO mandou não é propósito. Um gestor estratégico busca o verdadeiro motivo da existência das atividades e responsabilidades, e desdobra para o time. 
  1. Rotina de feedback: Todos os colaboradores necessitam de feedbacks. É uma referência de como estão em suas atividades e carreira. Para aplicar de modo assertivo, é fundamental ser com base em um contrato realizado anteriormente (ninguém gosta de ser cobrado por algo que nem sabia que fazia parte do seu escopo). Além disto, seja específico e descritivo, pois o feedback é sobre comportamentos, entregas e resultados, e não sobre pessoas. Uma ferramenta que auxilia na assertividade, é o AMARCA que cria um roteiro consegue ser assertivo e respeitoso com o colaborador (temos um texto no blog só para falar desse método. Que tal dar uma olhada nele?). E lembre-se: Feedback de reconhecimento é fundamental para o engajamento. 
  1. Escuta a equipe: Ao ouvir as opiniões, percepções e ideias dos colaboradores, você valoriza o olhar deles, e incentiva o olhar de dono e engajamento com os objetivos. É muito bom saber que o seu gestor o considera não somente para as atividades e demandas, e sim para o processo de melhoria da organização. 

Estas ações têm como objetivo desenvolver uma relação de confiança e parceria, as quais permitem o desenvolvimento do vínculo, das pessoas e consequentemente dos resultados sustentáveis.   

COMPARTILHE!
CONFIRA MAIS POSTS