BLOG

Desenvolvimento de líderes: 3 maneiras pelas quais o RH pode promover  

imagem sobre o tema desenvolvimento

Líderes desempenham papéis fundamentais dentro das empresas das quais fazem parte. Sem bons líderes é difícil assegurar o crescimento da companhia, a manutenção de um clima organizacional agradável e uma atuação produtiva dos demais colaboradores. 

É função do RH garantir que posições de liderança sejam ocupadas pelas melhores pessoas para esse cargo. Por isso, profissionais de recursos humanos também podem — e devem! — assumir um papel estratégico no que diz respeito ao desenvolvimento e enriquecimento das habilidades dos líderes da empresa.  

Pensando nisso, trouxemos neste artigo três maneiras de promover o desenvolvimento de líderes. Confira! 

1. Estimule o desenvolvimento de soft skills  

Soft skills são habilidades que os seres humanos desenvolvem, em diferentes graus, à medida que interagem entre si. Essas habilidades têm a ver com a capacidades de se relacionar com os outros e tornar os relacionamentos mais saudáveis. No entanto, ainda que desenvolvidas em alguma medida ao longo da vida, elas precisam ser constantemente aprimoradas e desenvolvidas. Treinamentos, cursos e atividades em grupo são excelentes maneiras de fazê-lo! 

Em vista disso, líderes que possuam habilidades relacionadas à colaboração, comunicação assertiva não violenta e resolução de problemas não só serão capazes de garantir um ambiente de trabalho mais agradável, como também mais produtivo e inspirador. Um líder que desenvolve suas habilidades interpessoais tende a encorajar os demais colaboradores a fazerem o mesmo.  

Assim, pessoas em papéis de liderança que compreendem a importância das soft skills agem de maneira mais eficiente na construção e manutenção de times de trabalho, distribuindo os colaboradores em grupos com indivíduos cujas capacidades se complementam e são melhor exploradas. 

2. Estabeleça uma política de feedbacks 

Feedbacks são uma ótima maneira dos colaboradores obterem retorno do seu trabalho. Implementar uma cultura que promova essa prática na organização não só auxilia na melhoria do trabalho individual e coletivo, como constrói relações de confiança entre os funcionários da empresa. 

Com a prática de receber retornos construtivos e frequentes, diminui-se as incertezas e, consequentemente, os colaboradores saberão o que é esperado deles, se sentirão mais entusiasmados e engajados com seu trabalho e, assim, terão clareza das ferramentas necessárias para promoção de seu desenvolvimento profissional. Excelente, não? 

3. Incentive o aprendizado contínuo 

Sabemos que a capacitação dos colaboradores é importantíssima para o crescimento da organização. Promover treinamentos e cursos para líderes já faz parte da estratégia do RH de muitas companhias, mas esse não é o único caminho para fomentar o desenvolvimento de lideranças. 

Estimular a participação dos colaboradores — em posição de liderança ou não — em palestras, seminários, webinars e workshops, leva a questionamentos sobre os processos da empresa e a visão de como eles poderiam ser melhorados. O RH pode implementar, junto dos responsáveis pela comunicação interna, uma newsletter semanal com eventos e conteúdos pertinentes para os funcionários, por exemplo, e constantemente fomentar o assunto nas reuniões e apresentar resultados e demandas que poderiam ser obtidos a partir do desenvolvimento de pessoal. 

Mostramos que profissionais de RH podem ter um impacto positivo no desenvolvimento das lideranças — atuais e futuras — e, por conseguinte, no crescimento da empresa. Basta investir no atributo mais valioso das organizações, as pessoas. 

Gostou desse conteúdo? Quer ter acesso a mais informações sobre o desenvolvimento de líderes? Aproveite e assine nossa newsletter para receber nossas atualizações na sua caixa de entrada! 

COMPARTILHE!
CONFIRA MAIS POSTS