Os 6 passos para realizar uma boa comunicaçãoPara facilitar o seu entendimento sobre como inserir no cotidiano práticas para uma boa comunicação ou comunicar bem uma tarefa, separamos alguns passos para você seguir e executar bem a técnica da comunicação assertiva.
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Clareza, objetividade e empatia: 6 passos para comunicar uma tarefa!

É imprescindível possuirmos ou desenvolvermos uma comunicação clara no ambiente de trabalho, principalmente quando precisamos comunicar uma tarefa para a equipe. 

Por isso, fala-se muito sobre a comunicação assertiva, que é caracterizada por “ir direto ao ponto”, transmitir ideias, afirmações e expressar diretamente as opiniões sem interpretações errôneas. Mas é importante ressaltar que, enquanto líder ou gestor, você pode resolver problemas imediatos com a comunicação assertiva, mas deve lembrar que não serve para todas situações e nem para tudo que se quer.

No entanto, existe uma chance maior de obter sucesso em sua comunicação se você seguir os passos que apresentaremos em seguida. Continue lendo e aprenda com Duomo!

Os 6 passos para realizar uma boa comunicação

Para facilitar o seu entendimento sobre como inserir no cotidiano práticas para uma boa comunicação ou comunicar bem uma tarefa, separamos alguns passos para você seguir e executar bem a técnica da comunicação assertiva.

Passo 1: Contexto

Inicie a sua mensagem dando uma visão geral do que você irá abordar e comece fazendo uma introdução. Nós entendemos melhor quando a mensagem transmitida vai do “todo” para o “específico”. Em seguida, fale o “todo”, assim as pessoas entenderam o contexto e o significado do que será transmitido.

Passo 2: Objetivo

A partir da introdução dada anteriormente, comunique o que você espera. Se você foi feliz no passo anterior, a tarefa transmitida agora fará todo o sentido para quem está ouvindo. Deixe bem claro aqui o que espera, definindo explicitamente o que será considerada uma boa performance.

Passo 3: Empatia

Seja empático: coloque-se no lugar do outro ao escolher as palavras que utilizará para se comunicar. Esta escolha deve se basear no ouvinte da mensagem e não em quem a está transmitindo. Geralmente utilizamos “códigos” e expressões que são muito familiares a nós mesmos, mas não necessariamente a quem está nos ouvindo. Tenha cuidado especial no uso de jargões ou siglas utilizadas internamente na empresa, especialmente para recém-contratados.

Passo 4: Atenção em como falar

Se atente aos detalhes. Especifique melhor, se for o caso, o como fazer, quais são as regras a serem observadas, quais são os parâmetros, indicadores e prazos. 

Passo 5: Resumo

Ao final, reforce a mensagem principal, ou seja, o que você espera do ouvinte. Antes de fazer esta síntese, diga que a fará para ter certeza de que não se esqueceu de nada.

Passo 6: Esclarecimentos

Esta é uma fase primordial. É só com o feedback do ouvinte que você poderá se certificar de que a mensagem transmitida chegou da forma como você desejava. Diga ao ouvinte que, para verificar se você foi feliz na transmissão, gostaria que ele lhe dissesse o que entendeu do que foi dito. Nesta fase também é fundamental estimular que o ouvinte tire dúvidas. Incentive perguntas e mostre que você as valoriza.

Coloque em prática esses passos no ambiente de trabalho e verifique a mudança que você pode exercer na sua liderança e com a sua equipe.

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Observamos que ter uma comunicação assertiva pode facilitar alguns processos dentro da empresa, aumentando também a conexão entre líderes e colaboradores.

Com a Duomo você pode experimentar uma educação corporativa adequada e que trabalhe essas questões apresentadas. Personalizamos um programa focado nas necessidades da sua empresa, pois os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, mudando até mesmo suas jornadas profissionais.

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