BLOG

A MERITOCRACIA TE MOVE?

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”
Aristóteles

A meritocracia é um conceito importante desde os primórdios da civilização humana, muito mais antigo do que pensamos, sua origem é datada de quase 2 milênios antes da era Cristã, foram os gregos helênicos que introduziram pela primeira vez esse conceito na sociedade e o mérito era tão levado a sério que funcionava como um dos principais pilares da sociedade.
Com o passar do tempo esse “valor” como pilar estrutural foi se perdendo e agora as grandes corporações tem absorvido novamente a meritocracia como ferramenta para impulsionar e motivar seus colaboradores.
Ponto positivo para a iniciativa, pois ser reconhecido pela sua entrega ao “meio” é realmente uma poderosa força de ignição e retribuição! Hoje em dia você se doa, veste a camisa, é pró-ativo, luta pelos valores da sua corporação… e sua estrela passa a brilhar! As promoções começam a bater na sua porta, o bônus “bate” na sua conta e provavelmente você sobe no palco num evento de final de ano. Cenário aparentemente perfeito, mas vamos analisar por um outro ângulo…
Tem muita gente que usa uma infinidade de subterfúgios para alcançar o “sucesso e a fama”. Aposto que você conhece quem “maquia” resultados, quem empurra tarefas e depois leva a fama, quem sabe fazer um belo lobby, sem falar nos que deixam inclusive a ética e a justiça de lado quando o assunto é o reconhecimento. Outros só pensam no bônus, que logicamente é sempre bem vindo, desde que condizente com o desempenho, a dedicação e os limites superados!
Voltando para os helênicos, meritocracia era um conceito vital que balizava toda a sociedade clássica grega, aliás uma das mais desenvolvidas e humanísticas que se tem notícia até hoje. O mérito era conferido aos homens e mulheres que doavam seus talentos para a sociedade em que viviam e através de atitudes éticas e honradas vislumbravam se aproximar aos Deuses. Os seres humanos que seguiam e desenvolviam seus reais talentos às máximas, eram reconhecidos e louvados como verdadeiras “obras de arte”; ou seja heróis.
Acreditamos que a real meritocracia seja exatamente isso: uma resposta legítima diante do desenvolvimento e da entrega de talentos. Quanto mais você acredita no seu talento e entrega suas habilidades com verdade e ética maior deverá ser seu grau de reconhecimento! Essa sim é a equação realmente meritocrática!
Existe a turma dos que gostam de aparecer a qualquer custo e pra isso usam quaisquer artifícios para tal e existe a turma dos que gostam do que fazem, dos que querem ultrapassar seus limites para sua própria satisfação, que se entregam de fato aos projetos e causas. Você já se perguntou qual dessas é a sua?
Antigamente os homens de valor recebiam medalhas de “honra ao mérito” que ficavam estampadas em suas paredes ou vestimentas como símbolo de honra e orgulho. Hoje o dinheiro substituiu esses valorosos símbolos … quem sabe o retorno adjunto dessas medalhas ou troféus possa acrescentar mais reconhecimentos legítimos aos homens obras de arte, aqueles de real valor.

COMPARTILHE!
CONFIRA MAIS POSTS