Pesquisa desenvolvida e divulgada pela Gartner afirma que, atualmente, as organizações exigem mais do potencial de entrega dos gestores – em comparação ao período que antecedeu a pandemia.
O aumento do grau de exigência pode ser percebido, em especial, nos seguintes fatores: gestão de pessoas e equipes híbridas; modelos flexíveis de trabalho; adaptação a cenários de mudança; promoção de qualidade de vida no ambiente corporativo; incentivo à diversidade, equidade e inclusão; atração e contratação de talentos, propagação de valores humanos e ações de aprimoramento que visam a eficiência dos times.
Acompanhe o artigo de hoje e entenda o que o ambiente organizacional espera do posicionamento de líderes e gestores.
O que as empresas e funcionários esperam dos gestores?
Via de regra, há características imprescindíveis para a execução de uma boa gestão de pessoas. Por exemplo, comunicação clara, escuta ativa, habilidades sociais e interpessoais, entre outras.
Mas, nos dias de hoje, quais são as expectativas de organizações e colaboradores em relação ao papel do gestor de equipes?
Ainda segundo o levantamento da Gartner, 77% dos funcionários afirmam que hoje é mais importante receber apoio do gestor na execução das tarefas; enquanto apenas 23% consideram que a situação é igual ao período pré-pandêmico e que, até mesmo, o acompanhamento do gestor não possui alta relevância.
Além disso, os dados apresentados pela Gartner, mostram peculiaridades importantes sobre as atribuições do cargo gerencial. Por exemplo, os entrevistados atestam que houve acréscimo das demandas:
· 53% apontam que houve aumento no número de responsabilidades do gestor;
· 53% apontam aumento no número de tarefas que o líder deve executar;
· 49% consideram que as atribuições ficaram mais complexas;
· 41% acreditam que há mais decisões diárias a serem tomadas;
· 35% afirmam que houve aumento no número de subordinados.
Inclusive, o cuidado com as lideranças esteve durante todo o ano de 2023 no topo das prioridades do setor de recursos humanos. Confira abaixo os temas pertinentes à liderança e gestão que foram priorizados pelo RH no corrente ano – segundo o boletim da Gartner:
1° Eficiência dos líderes
2° Gestão da Mudança e Design Organizacional
3°Experiência do Empregado
4° Recrutamento
5° Futuro do Trabalho
6° Estratégia e Gestão da Tecnologia no RH
7° Aprendizagem e Desenvolvimento
8° Diversidade, Equidade e Inclusão
9° Análise de Talentos
10 Estratégia e Gestão da própria função
O presente estudo também trouxe informações valiosas a respeito das habilidades e o cotidiano dos líderes. Aliás, alguns temas foram citados com considerável destaque, dentre eles: a sobrecarga diária dos gestores, conflito de metas, cansaço e exaustão dos gestores, falta de confiança da equipe nas decisões do líder e os reflexos positivos que uma liderança eficaz exerce sobre o desempenho, engajamento e bem-estar dos times.
Ou seja, as empresas esperam um aprimoramento global dos líderes e gestores; e apenas uma melhora pontual nas habilidades não é suficiente.
Afinal, o que fazer para aprimorar o potencial dos líderes?
Sem dúvidas, é de suma importância investir em programas de desenvolvimento que tragam resultados práticos para aprimorar skills e elevar a expertise. Em vista disso, uma iniciativa que traz resultados significativos e contribui com o aumento da eficácia é disponibilizar programas personalizados para a liderança e gestores da sua empresa.
E a Duomo pode oferecer todo o suporte que você necessita, afinal, estamos há 20 anos no mercado e somos especialistas em criar soluções para elevar a capacidade da sua equipe.
Entre em contato agora mesmo e converse com nosso setor de atendimento.
Fonte – Imagem: Freepik.com