Com a internet e as redes sociais passamos a ouvir e ver muito a palavra empatia. Frases como “Tenha empatia” e “Seja empático” surgiram aos montes. No entanto, a palavra carrega em si muitos significados que vão além da simples fala e necessitam ser transformados em ações no cotidiano.
A palavra empatia significa habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa; ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura. Ou seja, compreender a realidade do outro, mesmo se essa for diferente do que você percebe ou sente.
Ser empático contribui para distintas áreas da nossa vida, principalmente no ambiente de trabalho. Passamos cerca de 40 horas semanais trabalhando, estamos mais fora de casa do que dentro dela.
Pensando nisso, escolhemos esse tema para o artigo. Acreditamos que a empatia pode mudar sua relação profissional consigo mesmo, com o outro e com a sua carreira.
Como a empatia pode ser inserida no trabalho?
Você já compartilhou com alguém suas expectativas e sentimentos e a pessoa demonstrou não compreender? Ou pior, tentou invalidar o que você disse por pensar diferente? É uma situação ruim e nos deixa com uma sensação triste de que não deveríamos ter falado algo. Infelizmente isso é comum no convívio com colegas, amigos e familiares.
Agora você consegue imaginar essa mesma situação no trabalho? Quando você expõe alguma questão ou sentimento e o seu líder simplesmente o ignora? Não é fácil e é por isso que a empatia pode ajudar nesse momento. Devemos desenvolver a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, já que não sabemos o que aquela pessoa está sentindo. (Isso é válido para todos os funcionários de uma empresa, não apenas para os líderes).
Portanto, conversas no trabalho sobre determinadas questões acabam sendo completamente improdutivas se não houver empatia por parte do líder, pois para o colaborador é como se ela não tivesse existido. Se a pessoa já está frustrada por algo relacionado ao profissional, ficará também decepcionada por não ser ouvida de verdade.
O mesmo ocorre em casos de dificuldades familiares e pessoais que podem atrapalhar a produtividade no trabalho. Se você não ouvir atentamente o colaborador, que acima de tudo é um colega de trabalho, vai parecer que você não se importa com ele, desmotivando-o. Inclusive, abordamos o tema em questão apresentando a relação entre mães, trabalho e a sobrecarga. Acesse esse link para ver.
Praticar o seu lado empático deve ser uma tarefa diária para ajudar no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Desenvolvendo essa competência com a ajuda de técnicas
Há várias formas de demonstrar empatia no dia a dia, conversando com o colaborador, escutando suas sugestões e/ou opiniões sobre a empresa, trabalho, tarefa, entre outros. Com a ajuda de técnicas também conseguimos mostrar para o outro que a empatia é uma competência que dominamos, assim ele se sentirá seguro para compartilhar algo.
Uma técnica que costumamos indicar é chamada de E.L.E. e aborda os universos da Escuta ativa, Legitimação e Espelhamento.
A Escuta ativa é valorizar o que o outro diz, sem irritação ou impaciência, colocar-se no lugar do outro e não tirar conclusões precipitadas; a Legitimação está relacionada a se você realmente entendeu o que a pessoa está falando e tem tudo a ver com o primeiro passo da escuta ativa; e o Espelhamento se trata de realizar um resumo sobre o que entendeu e serve para demonstrar que estava atento ao que foi dito.
Faça o teste. Trabalhe essa técnica e veja as mudanças que acontecerão no dia a dia do trabalho e nas relações interpessoais.
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