Blog

Teste competência estratégica

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Inteligência emocional vira peça-chave em tempo de crise

Por Joacir Martinelli

Você tem a habilidade estratégica? Assinale com um X uma das quatro categorias que melhor te representa em cada questão.

1. Você tem uma visão clara e realista como deseja que esteja, no futuro, sua empresa, departamento, área?
2. Comunica claramente, repetidamente e entusiasticamente esta visão à sua equipe?
3. Checa frequentemente se todos da sua empresa/área têm claro e alinhado esta visão?
4. Tendo claro esta visão, você define as estratégias para materializá-la (diferenciais, mercado-foco, posicionamento junto ao cliente, novas áreas ou produtos a serem investidos)
5. Comunica claramente, repetidamente e entusiasticamente estas estratégias à sua equipe?
6. Checa frequentemente se todos da sua empresa/área têm claro e alinhado estas estratégias?
7. Você define anualmente metas e ações específicas e prioritárias para materializar estas estratégias, estabelecendo responsáveis e prazos para seus cumprimentos?
8. Faz follow-up periódico para garantir que o planejamento realizado no item anterior está caminhando conforme o cronograma?
9. Caso o planejamento não esteja acontecendo, exige planos de ação de correção em tempo hábil?
10. Você gera consequências aos bons e mal executores, conforme o que havia sido combinado?
11. Consegue colocar, proativamente, em sua agenda, suas ações estratégicas, antes que as “urgências” tomem conta de todo seu tempo?
12. Verifica se sua equipe faz o mesmo em suas agendas?
13. Seu tempo está bem equacionado para que você se dedique ao que realmente é importante (e não apenas ao que é urgente)?
14. Você avalia, o tempo todo, se as tarefas que está executando e as novas demandas, estão alinhadas com as estratégias e, consequentemente, são as que mais agregam?
15. Toma decisão do que fazer e do que não fazer, decide quem atender e quem não atender, baseando-se nesta análise?
16. Considerando que os recursos são escassos, você elimina tarefas, modifica procedimentos, fecha unidades, desliga pessoas, extingue produtos, caso estes não agreguem à estratégia, mesmo que estejam hoje dando lucro ou satisfação pessoal?
17. Avalia se todos os investimentos da sua área/empresa (dinheiro, equipamentos, RH, tempo) estão, de fato, agregando à estratégia ou se haveriam outros mais prioritários?
18. Consegue avaliar, com imparcialidade, se as pessoas envolvidas na estratégia são as corretas e toma medidas (desenvolvimento/mobilidade/demissão) em tempo hábil caso isto seja necessário?
19. Se mantem atualizado em relação ao mundo, ao mercado, tendências, mudanças culturais, cenários e, a partir disto, mantém as estratégias pertinentes com perenidade, e modifica ou cria novas para minimizar riscos ou aproveitar oportunidades?
20. Acompanha de perto, observa e atua na rotina de toda sua empresa/departamento, sinalizando quando as pessoas estão e quando não estão agindo conforme as estratégias (gestão da cultura)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento