Tendências em desenvolvimento organizacional
Postado dia 18/01/2021Vivemos momentos de muita estabilidade, em uma época incerta, de constante mudança e desenvolvimento, onde diversos fatores podem influenciar positiva ou negativamente as pessoas e negócios.
É preciso ter um olhar capaz de sintetizar e simplificar as incontáveis variáveis que podem surgir, para assim determinar quais os melhores caminhos a se seguir.
Nesse sentido, o desenvolvimento organizacional auxilia as organizações, mantendo seu funcionamento e engajamento alto, mesmo em constante mudança.
Quando implementado nas empresas, o desenvolvimento organizacional gera mudanças tanto na estrutura do negócio, quanto no comportamento do colaborador. Isso faz com que a empresa se adapte a novas tecnologias, desafios e diversidade.
O objetivo dessas ações devem responder a uma necessidade estratégica da empresa e endereçar um gap de desenvolvimento do profissional deixando claro seu uso no dia a dia e seus benefícios.
Para isso, algumas metodologias e tecnologias, apoiadas nas descobertas da Neurociência e nos ideais de grandes educadores, têm sido aplicadas e adaptadas às diversas realidades. Separamos algumas que podem ajudar a sua empresa a se desenvolver ao longo do ano:
- Flipped Classroom: sala de aula invertida;
- Problem Solving: aprendizagem a partir da resolução de problemas;
- Gamificação;
- Realidade virtual.
Além das metodologias, precisamos entender que o colaborador é o protagonista do próprio desenvolvimento, e assim, temos que oferecer conteúdo de qualidade e plataformas onde possa aprender sempre que precisar.
Pequenos conteúdos em formatos variados com foco em como executar uma determinada tarefa, constitui o chamado microlearning, onde estão as principais soluções.
Além disso, a realidade aumentada facilita o acesso à informação quando necessário, bem como as comunidades de troca, onde os participantes podem se apoiar mutuamente, tirando dúvidas, conteúdo e melhores práticas, utilizando os “20” do 70-20-10.
Um ponto muito importante de mencionar aqui é deixar o profissional ciente de que ele está passando por um processo de desenvolvimento quando está sendo alocado em um determinado projeto, fazendo um job rotation, ou ainda quando é designado para alguma tarefa nova, para que não haja impacto negativo nas avaliações de clima organizacional.
É importante registrar o que será feito e como irá alcançar os resultados, analisando e buscando quais serão as competências técnicas e comportamentais necessárias ao atingimento dos objetivos, além de fazer uma autoavaliação para buscar o aprendizado necessário.
Assim, as áreas de desenvolvimento ficarão responsáveis por selecionar, ofertar e “vender” estes conteúdos.
Nesse caso, é importante haver uma mudança de mentalidade, onde a experimentação deve ocorrer constantemente e o erro passa a ser a melhor forma de aprendizado, sendo uma fonte de riqueza para o capital intelectual da organização.
Por fim, as organizações precisam estar em constante inovação devido a era digital, sendo assim, o ambiente de trabalho passa a ser um grande laboratório, local de experimentos, onde tudo é meio de aprendizagem.
________
Entendemos que o desenvolvimento organizacional é uma peça chave para fazer com que o seu negócio e seus colaboradores estejam sempre ativos. Aqui na Duomo, temos diversas metodologias e tecnologias que podem ser personalizadas para a necessidade da sua organização.
Ficou interessado? Entre em contato conosco. Continue acompanhando o blog e também o nosso Instagram para ficar por dentro desse e de outros conteúdos.