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Receber feedback: uma oportunidade de aprendizado

Postado dia 19/08/2019
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Nem sempre é fácil receber feedback. Ou porque o gestor e os colegas não têm o hábito de dá-lo ou porque são dados de forma destrutiva, crítica e acusatória.

É particularmente importante não se justificar ao receber um feedback. Ao invés de querer se desculpar, melhorar a própria imagem,  incomodar-se ou defender-se ao receber as informações, procure fazer perguntas para tornar mais claros os fatos e dados, tais como:

“Deixe-me compreender melhor.”

“Fale-me mais sobre isso.”

“Explique melhor este aspecto, gostaria de entender mais.”

“Você poderia dar-me um exemplo do comportamento do qual está falando nos últimos dias?”.

A habilidade de escuta por parte do receptor faz diferença. É mais adequado ouvir, buscar entender e elaborar o que o outro tem a comunicar. Busque compreender.

O feedback construtivo torna-nos mais conscientes daquilo que fazemos e de como o fazemos.

Para que cada ocasião de feedback seja aproveitada da melhor forma, veja as dicas abaixo:

  1. Seja receptivo. Adote uma postura aberta e interessada, sendo receptivo a novas ideias e opiniões diferentes, uma atitude de aprendizagem, poderá ter as mais variadas surpresas. Podemos aprender todos os dias!
  2. Prepara-se previamente. Nas situações em que sabe que irá receber feedback ou em que o procure, pode preparar-se previamente. Avalie antecipadamente o seu comportamento, trabalho e ideias de antemão. Reflita quais foram os pontos fortes e as melhorias possíveis do seu próprio desempenho. Prepare-se com questões específicas para obter feedback sobre aquilo que pretende.
  3. Peça ajuda e sugestões. Se lhe disserem que fez algo de forma incorreta ou que teve um mau desempenho procure encontrar soluções. Peça ajuda para encontrar alternativas para as dificuldades. Diga, por exemplo: “Pode indicar-me o que acha que teria funcionado melhor?” ou “O que sugere que faça de diferente…?”
  4. Tome notas. Sim, é realmente importante que anote o feedback que lhe é dado. É natural reagirmos de forma emocional ao recebermos feedback e isto poderá dificultar a escuta e memorização daquilo que é dito. Ao tomar nota, poderá criar algum distanciamento do feedback, especialmente se for negativo ou dado de forma crítica. Se anotar o que foi dito poderá rever as notas e refletir de forma mais ponderada sobre as especificidades do feedback.
  5. Confirme que compreendeu o feedback. No fim, quando tiver escutado tudo o que lhe disseram, faça um resumo daquilo que entendeu serem as áreas de melhoria. Diga, por exemplo: “Então o comportamento principal que devo me focar é…” ou “Se bem entendi, para a próxima devo…”
  6. Faça a sua reflexão e plano de ação. O feedback é como uma luva. Até poderá vir bem embrulhado e empacotado, mas não significa que lhe sirva. Avalie a qualidade do feedback que recebeu as consequências de tê-lo ou não em consideração, e decida o que quer fazer com o mesmo. A forma como reage e aquilo que faz com o feedback é escolha sua. Após refletir cuidadosamente, analisando os fatos que lhe foram ditos,  decida se concorda ou não concorda com o feedback, poderá ainda solicitar uma segunda opinião. Se concluir que o feedback lhe acrescenta valor, planeje como poderá incorporá-lo no seu comportamento.
  7. Faça o follow-up. Nas situações em que faça sentido dar seguimento ao feedback recebido procure fazê-lo comentando com a pessoa que lhe deu,  o impacto em seu aprendizado, assim maximizará os benefícios do presente que lhe foi dado.

Mentalize que o feedback é um presente que lhe é dado e Agradeça! Recorde-se que todo o feedback pode ser útil, mesmo o feedback negativo. Afinal, todo feedback é uma oportunidade de melhoria e crescimento.

“Feedback is the breakfast of champions.” 
 Ken Blanchard

*Por Regiane Victorino

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