Blog

Quais tipos de conflitos podem surgir no ambiente de trabalho?

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Empreendedorismo Corporativo

Para que haja de fato um conflito no ambiente de trabalho, é necessário que ambas as partes tenham consciência de sua existência. Isso significa que, muitas vezes causado por ideias distintas, o conflito está diretamente relacionado à percepção e pode ter diferentes tipos de consequências e graus de intensidade diferentes.

Embora pareça algo ruim, os conflitos podem ser produtivos para o desempenho das tarefas dentro do ambiente de trabalho. Na convivência grupal, eles são inevitáveis e até mesmo necessários. Confira abaixo os tipos de conflitos:

Conflitos funcionais

Esse conflito é importante para as mudanças pessoais, grupais e sociais, pois ele combate a estagnação da concordância constante, além de promover o interesse pelo desafio.

 Conflitos disfuncionais

Enquanto os conflitos funcionais contribuem para o desenvolvimento da equipe, os conflitos disfuncionais prejudicam o desempenho organizacional e do grupo.

 Conflito de relacionamentos

Baseado nas relações interpessoais, o conflito de relacionamentos influencia diretamente na execução de tarefas, uma vez que a hostilidade e as diferenças na personalidade prejudicam a compreensão e, consequentemente, a realização de atividades.

 Conflito de tarefa

Relacionado aos objetivos do trabalho, esse tipo de conflito, quando em nível baixo e moderado, pode ser produtivo, uma vez que estimula a discussão de ideias do grupo, contribuindo diretamente para o desempenho das atividades.

 Conflito de processo

Este tipo de conflito relaciona-se à forma com que o trabalho é realizado. Em nível baixo, ele pode ser importante para o desenvolvimento da equipe. Porém, quando atinge níveis altos, pode gerar dúvidas sobre as funções de cada membro, diminuir a produtividade e levar a um retrabalho.

________

Saber lidar com um conflito é fundamental para o desenvolvimento de uma equipe. Conheça nossas soluções e saiba como evitar os conflitos disfuncionais e usar os funcionais a favor do seu ambiente de trabalho. Aproveite para nos acompanhar no LinkedIn e ficar por dentro desse e de outros conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento