Os diferenciais da abordagem cognitiva nos processos de coaching
Postado dia 19/08/2019Dentro do modelo cognitivo, as situações propostas durante o coaching não geram comportamentos (ações e reações) e sim reavalia a maneira como são interpretadas. Por meio das técnicas aplicadas para a identificação de pensamentos, crenças e estratégias, o coachee (profissional em treinamento) poderá perceber se está no caminho correto ou se elas são distorções da realidade. E a partir desse ponto o treinando terá melhores condições de desenvolver ou propor novos comportamentos e atitudes.
O ciclo virtuoso de ação, reflexão, expansão da compreensão e de novos repertórios ativa a motivação e autoconfiança e, consequentemente, maior capacidade de conquista das metas e resultados empresariais.
Esse é um dos grandes desafios do processo de coaching, isto é, inverter a chave, e não só olhar para fora, mas também começar a olhar para dentro das equipes. Além das essenciais planilhas, procedimentos e modelos de gestão, tão usuais na rotina das empresas para a busca de soluções e alternativas, a resposta também está dentro do executivo, ou seja, no modo como ele pensa, age e impacta sua equipe e pares diante dos objetivos que pretende atingir. Assim, há a eficiência de toda a metodologia e a garantia das metas estabelecidas por todo o cronograma da empresa: CEO, líderes, gestores e toda a equipe.
O Coaching Cognitivo
Processo de desenvolvimento e aprimoramento de competências que envolve autoconhecimento, aprendizagem e ação, além da revisão de crenças e aumento de autoconfiança do profissional, para transformar potencial em realização. Facilita o alcance de objetivos profissionais e pessoais, dentro de uma relação de confiança desafiadora e apoiadora. Somado à abordagem inovadora cognitiva, o coachee terá comportamentos mais produtivos e eficientes, pois mudará antigos hábitos graças às novas estratégias compensatórias.
Objetivos
- Melhoria no cumprimento de metas;
- Melhoria no relacionamento com subordinados, pares e chefes;
- Comunicação mais eficiente;
- Liderança de alta performance;
- Melhor qualidade de vida no trabalho;
- Melhores resultados empresariais
- Autoconhecimento.
Ferramentas Utilizadas
- Peak Performance;
- Identificação e desafio de crenças disfuncionais;
- Feedbacks realistas e pontuais;
- Treino de solução de problemas;
- Role Playing;
- Plano de Desenvolvimento Individual.
Conheça o trabalho de coaching desenvolvido pela Duomo Educação.