Blog

Liderança para jovens talentos: como engajar estagiários e trainees

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Qual a importância do programa de desenvolvimento de liderança?

Conheça algumas possibilidades para estimular a liderança entre jovens talentos da empresa

Há alguns anos, o sonho de maioria dos jovens profissionais que saiam de uma faculdade era se inserir em uma empresa grande e conquistar um cargo de liderança em um longo prazo, após uma jornada ascensão profissional. Com a transformação digital e as mudanças rápidas que acontecem no mercado, esse cenário é bem diferente. Manter um jovem engajado na empresa e em sua função é um grande desafio. Porém, é esse engajamento que vai gerar o interesse para que ele possa se preparar para um cargo de liderança, assim como manter-se conectado ao propósito da empresa, sem querer pedir demissão em um curto prazo.

Como uma empresa pode virar uma escolha de vida para os jovens e não apenas uma oportunidade num curto prazo? Essa é uma reflexão importante para os profissionais de Recursos Humanos que desejam reter talentos e formar líderes internamente.

Integração dos jovens talentos

Para isso acontecer, é importante integrar estagiários e trainees a cultura da empresa, desde o momento que chegam. Dessa forma, ele já terá o entendimento claro das competências e responsabilidades necessárias para crescer naquela organização. É importante envolvê-los em palestras, workshops institucionais, assim como eventos corporativos relacionados a sua área de atuação.

Estimular a liderança sem autoridade

Desde o princípio, é importante mostrar para os jovens talentos como devem exercer a influência positiva em colegas, clientes e até os gestores das empresas que atuam. Neste sentido, cria-se um relacionamento efetivo e orgânico com cada pessoa. Todos viram aliados na conquista dos resultados almejados pela empresa.

Oferecer mentorias

Mais do que simplesmente dar uma tarefa para ser executada pelo estagiário ou trainee, é essencial ter um profissional experiente para compartilhar feedbacks e orientações específicas. Essa troca entre mentor e mentorado auxilia no aprendizado e na integração com a cultura organizacional.

Gestão de carreiras

O jovem talento deve ser estimulado a refletir sobre suas qualidades e habilidades para que possa pensar no que precisa desenvolver. Ao fazer uma relação com a cultura organizacional, é possível que ele se aproprie de sua carreira e busque as ferramentas e soluções certas para conquistar melhores resultados, no presente, e no futuro, como líder.

Aqui na Duomo temos programas de jovens talentos com os objetivos de proporcionar essa integração dos estagiários e trainees com a cultura organizacional e fornecer experiências para acelerar o desenvolvimento dos jovens talentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento