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Gestão de Desempenho: O desafio para a gestão e também os desafios da gestão remota, mesmo após a pandemia

Postado dia 27/11/2020
Continue Lendo A mudança do mindset do gestor para fazer gestão de pessoas

A gestão de desempenho é um papel importante que o gestor precisa desempenhar, e para isso acontecer da melhor forma, ele pode ter o apoio do RH.

Nesse cenário, uma das principais vantagens  da gestão de desempenho  é permitir que a empresa formalize se os colaboradores vêm atendendo as expectativas e entregas propostas pela organização. 

Além disso, os gestores podem tomar decisões com mais efetividade em relação aos colaboradores, tanto para promoções como para eventuais desligamentos.

Sobre o tema de gestão de desempenho, conversamos com a nossa consultora Regiane Victorino, que esclarece alguns pontos importantes e dá algumas dicas para as organizações e o RH. 

Confira o artigo completo: 

Quais são os maiores desafios da gestão de desempenho dos colaboradores?

Dentro da gestão de desempenho estamos falando de um processo em que o  líder precisa fazer de fato um acompanhamento com cada pessoa da equipe para conseguir validar ao longo de um período a entrega e o desenvolvimento desse colaborador. 

Não adianta só fazer a contratação e no final uma avaliação; é necessário realizar esse acompanhamento ao longo do ano. 

Isso significa que é preciso estar sempre atento as entregas e aos resultados obtidos, além dos comportamentos que permitem que  eles sejam alcançados. Também é necessário que esse colaborador esteja alinhado com os valores e competências definidas pela organização. 

Assim, segundo a consultora Regiane Victorino,  o principal desafio da gestão de desempenho é o acompanhamento ao longo do ano, inclusive fazendo feedbacks, anotações, planos de desenvolvimento e ter esses registros como base para fazer a avaliação ao final do ano ou período. 

Quais são os desafios que os gestores estão encontrando na gestão remota? 

Hoje o desafio é conseguir estabelecer uma rotina de contatos, ou seja, conversas com transparência e confiança para entender como o colaborador está neste momento. Além disso, um ponto desafiador é não ter a percepção da comunicação não verbal, expressa em comportamentos.

A gestão remota fez com que esse tempo de descompressão se perdesse, o gestor fala o que é extremamente necessário para não perder tempo, assim, o líder está perdendo o contato e a proximidade com a equipe. 

Como os gestores podem apoiar os colaboradores em relação ao desempenho considerado toda a questão emocional que a pandemia trouxe com ela? 

Primeiro é deixar claro o que precisa ser entregue e se esse objetivo está SMART o suficiente para a realidade do momento. O segundo ponto é uma comunicação transparente no sentido de acionar os gestores e equipe se tiver algum problema, dificuldade, etc.

Como fica a questão da gestão à distância pós pandemia? 

Não podemos afirmar categoricamente que o trabalho remoto será total após a pandemia, justamente porque estamos chegando em um momento que os colaboradores estão com dificuldade de continuar tendo o sentimento de pertencimento as organizações. 

Nesse sentido, várias organizações estão repensando no modelo totalmente remoto, assim, acreditamos que algumas empresas vão partir para o modelo híbrido de trabalho, ou seja, alguns dias os colaboradores trabalham remotamente e outros vão até a empresa para justamente dar esse sentimento de pertencer. 

“Nós como seres humanos precisamos enxergar que pertencemos a organização, então quando ficamos por muito tempo trabalhando remotamente, sem contato direto com outros colaboradores, esse sentimento vai se dissolvendo, porque já não temos mais a rotina de ir até a empresa, de estar vendo os colegas e vestir a camisa da organização”, explica Regiane. 

Quando se fala de gestão de desempenho, qual é o papel do RH? Como o RH pode estimular essa gestão? 

É formar os gestores para entender que fazer a gestão de desempenho não é uma ação do RH,  e sim que é o papel do próprio líder. 

 Assim, esse RH precisa promover campanhas de conscientização, treinamentos e ações para estimular esse mindset no gestor.  

E para os colaboradores, gestores e empresa, quais são os ganhos quando a gestão de desempenho é bem feita? 

Para o colaborador é ter clareza das regras do jogo, saber as expectativas que a empresa e o líder tem dele, identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar em cima deles e no seu desenvolvimento. 

No caso do gestor é identificar e ter dados suficientes para fazer uma medição do colaborador, sair da subjetividade e ter dados de entrega e desenvolvimento.  Também  é preciso fazer esse alinhamento de expectativas com o colaborador,  manter a proximidade na valorização desse e  ter o domínio das competências da equipe. 

Já para a organização é ter uma visão completa sobre o seu bem maior, que são as pessoas. É  saber quem pode ser os seus futuros sucessores, fortalecer a cultura da empresa, identificar os colaboradores com potencial para a promoção ou transferência, bem como  ter subsídio para falar da questão de remuneração e aumento. 

Quais são as dicas para o gestor e para o RH? 

Uma dica para o gestor é ter organizado um dossiê de cada colaborador, mostrando o seu histórico com pontos de melhoria, o que ele já desenvolveu e aproveitar cada feedback pontual para registrar nesse documento e saber o que foi melhorado e o que precisa ser desenvolvido. 

Mas para que ele deixe tudo registrado e tenha um histórico do colaborador ele precisa se dedicar a gestão de pessoas e, hoje em dia, a maioria dos gestores não necessariamente se dedicam a essa gestão, então uma dica importante é investir no seu time.

Já para o RH é desenvolver de fato essa liderança no papel de gestão de pessoas, para entender que quando o líder faz uma boa  gestão do seu time, a entrega de resultados fica bem menos desgastante e cada vez mais fluida. 

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Entendemos que treinamentos de desenvolvimento são necessários para fazer uma boa gestão de desempenho e principalmente de pessoas. Aqui na Duomo, temos diversos programas de desenvolvimento que podem ajudar a sua equipe. 

Ficou interessado? Entre em contato conosco.  Continue acompanhando o blog e também o nosso canal no YouTube para ficar por dentro desse e de outros conteúdos. 

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