Gestão de Desempenho: O desafio para a gestão e também os desafios da gestão remota, mesmo após a pandemia
Postado dia 27/11/2020A gestão de desempenho é um papel importante que o gestor precisa desempenhar, e para isso acontecer da melhor forma, ele pode ter o apoio do RH.
Nesse cenário, uma das principais vantagens da gestão de desempenho é permitir que a empresa formalize se os colaboradores vêm atendendo as expectativas e entregas propostas pela organização.
Além disso, os gestores podem tomar decisões com mais efetividade em relação aos colaboradores, tanto para promoções como para eventuais desligamentos.
Sobre o tema de gestão de desempenho, conversamos com a nossa consultora Regiane Victorino, que esclarece alguns pontos importantes e dá algumas dicas para as organizações e o RH.
Confira o artigo completo:
Índice - Neste artigo você vai encontrar:
- 1 Quais são os maiores desafios da gestão de desempenho dos colaboradores?
- 2 Quais são os desafios que os gestores estão encontrando na gestão remota?
- 3 Como os gestores podem apoiar os colaboradores em relação ao desempenho considerado toda a questão emocional que a pandemia trouxe com ela?
- 4 Como fica a questão da gestão à distância pós pandemia?
- 5 Quando se fala de gestão de desempenho, qual é o papel do RH? Como o RH pode estimular essa gestão?
- 6 E para os colaboradores, gestores e empresa, quais são os ganhos quando a gestão de desempenho é bem feita?
- 7 Quais são as dicas para o gestor e para o RH?
Quais são os maiores desafios da gestão de desempenho dos colaboradores?
Dentro da gestão de desempenho estamos falando de um processo em que o líder precisa fazer de fato um acompanhamento com cada pessoa da equipe para conseguir validar ao longo de um período a entrega e o desenvolvimento desse colaborador.
Não adianta só fazer a contratação e no final uma avaliação; é necessário realizar esse acompanhamento ao longo do ano.
Isso significa que é preciso estar sempre atento as entregas e aos resultados obtidos, além dos comportamentos que permitem que eles sejam alcançados. Também é necessário que esse colaborador esteja alinhado com os valores e competências definidas pela organização.
Assim, segundo a consultora Regiane Victorino, o principal desafio da gestão de desempenho é o acompanhamento ao longo do ano, inclusive fazendo feedbacks, anotações, planos de desenvolvimento e ter esses registros como base para fazer a avaliação ao final do ano ou período.
Quais são os desafios que os gestores estão encontrando na gestão remota?
Hoje o desafio é conseguir estabelecer uma rotina de contatos, ou seja, conversas com transparência e confiança para entender como o colaborador está neste momento. Além disso, um ponto desafiador é não ter a percepção da comunicação não verbal, expressa em comportamentos.
A gestão remota fez com que esse tempo de descompressão se perdesse, o gestor fala o que é extremamente necessário para não perder tempo, assim, o líder está perdendo o contato e a proximidade com a equipe.
Como os gestores podem apoiar os colaboradores em relação ao desempenho considerado toda a questão emocional que a pandemia trouxe com ela?
Primeiro é deixar claro o que precisa ser entregue e se esse objetivo está SMART o suficiente para a realidade do momento. O segundo ponto é uma comunicação transparente no sentido de acionar os gestores e equipe se tiver algum problema, dificuldade, etc.
Como fica a questão da gestão à distância pós pandemia?
Não podemos afirmar categoricamente que o trabalho remoto será total após a pandemia, justamente porque estamos chegando em um momento que os colaboradores estão com dificuldade de continuar tendo o sentimento de pertencimento as organizações.
Nesse sentido, várias organizações estão repensando no modelo totalmente remoto, assim, acreditamos que algumas empresas vão partir para o modelo híbrido de trabalho, ou seja, alguns dias os colaboradores trabalham remotamente e outros vão até a empresa para justamente dar esse sentimento de pertencer.
“Nós como seres humanos precisamos enxergar que pertencemos a organização, então quando ficamos por muito tempo trabalhando remotamente, sem contato direto com outros colaboradores, esse sentimento vai se dissolvendo, porque já não temos mais a rotina de ir até a empresa, de estar vendo os colegas e vestir a camisa da organização”, explica Regiane.
Quando se fala de gestão de desempenho, qual é o papel do RH? Como o RH pode estimular essa gestão?
É formar os gestores para entender que fazer a gestão de desempenho não é uma ação do RH, e sim que é o papel do próprio líder.
Assim, esse RH precisa promover campanhas de conscientização, treinamentos e ações para estimular esse mindset no gestor.
E para os colaboradores, gestores e empresa, quais são os ganhos quando a gestão de desempenho é bem feita?
Para o colaborador é ter clareza das regras do jogo, saber as expectativas que a empresa e o líder tem dele, identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar em cima deles e no seu desenvolvimento.
No caso do gestor é identificar e ter dados suficientes para fazer uma medição do colaborador, sair da subjetividade e ter dados de entrega e desenvolvimento. Também é preciso fazer esse alinhamento de expectativas com o colaborador, manter a proximidade na valorização desse e ter o domínio das competências da equipe.
Já para a organização é ter uma visão completa sobre o seu bem maior, que são as pessoas. É saber quem pode ser os seus futuros sucessores, fortalecer a cultura da empresa, identificar os colaboradores com potencial para a promoção ou transferência, bem como ter subsídio para falar da questão de remuneração e aumento.
Quais são as dicas para o gestor e para o RH?
Uma dica para o gestor é ter organizado um dossiê de cada colaborador, mostrando o seu histórico com pontos de melhoria, o que ele já desenvolveu e aproveitar cada feedback pontual para registrar nesse documento e saber o que foi melhorado e o que precisa ser desenvolvido.
Mas para que ele deixe tudo registrado e tenha um histórico do colaborador ele precisa se dedicar a gestão de pessoas e, hoje em dia, a maioria dos gestores não necessariamente se dedicam a essa gestão, então uma dica importante é investir no seu time.
Já para o RH é desenvolver de fato essa liderança no papel de gestão de pessoas, para entender que quando o líder faz uma boa gestão do seu time, a entrega de resultados fica bem menos desgastante e cada vez mais fluida.
________
Entendemos que treinamentos de desenvolvimento são necessários para fazer uma boa gestão de desempenho e principalmente de pessoas. Aqui na Duomo, temos diversos programas de desenvolvimento que podem ajudar a sua equipe.
Ficou interessado? Entre em contato conosco. Continue acompanhando o blog e também o nosso canal no YouTube para ficar por dentro desse e de outros conteúdos.