Blog

Escada de inferência

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Espelhamento: como um líder pode utilizá-lo a seu favor?

Segundo Chris Argyris, nós temos vários dados disponíveis, o mundo nos dá vários deles. Nós lidamos com os selecionados, não com todos, porque não temos condições de dar conta de todas as informações e, pelos nossos modelos mentais, selecionamos alguns dados, apenas. Com base nesses dados selecionados, levantamos hipóteses que “viram realidade”, uma conclusão. Eu passo a agir com base nessa conclusão. O modo como eu ajo com base nessa conclusão geralmente reforça os meus dados selecionados, as conclusões, o que chamamos de ARMADILHA REATIVA.

Um exemplo é um casal de namorados, totalmente apaixonado, com ele sempre demonstrando a ela que a ama, é carinhoso, faz as vontades dela etc. Esses são os dados disponíveis para ELA, todo histórico que ela tem em relação a ele. Um sábado ele liga para ela e diz que vai jogar futebol com os amigos e que depois do jogo vai para casa dela. A partir desse momento, a namorada trabalha todos os dados disponíveis, que é o histórico que ela tem dele, ou com os dados selecionados? Com os dados selecionados, que é “ele não vem aqui em casa diretamente do trabalho, hoje”, quais são as hipóteses que ela levanta? “Ele não me ama mais, ele está se encontrando com outra”. Não fica na cabeça dela muito tempo como hipótese, vira uma conclusão, por exemplo, ELE NÃO ME AMA MAIS. Ele joga futebol, vai para casa, toma banho e vai para casa dela. Em decorrência da conclusão dela, ela o trata diferente, de modo frio. Ele se irrita e vai embora. Ela passa a pensar: “Eu tinha razão, ele não me ama mais”.

ARMADILHA REATIVA é quando o comportamento da pessoa reforça a sua crença. Outros chamam de PROFECIAS AUTORREALIZADORAS, mas não tem a ver com energia no cosmos ou alguma coisa assim; é o seu comportamento que acaba estimulando que a crença se confirme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento