Comunicação significativa é chave para mobilizar colaboradores e aumentar a produtividade
Postado dia 19/08/2019Índice - Neste artigo você vai encontrar:
O ponto fundamental é dar um motivo para as pessoas a agirem e não se sentirem obrigada
Comunicação significativa é justamente a atribuição de um significado na comunicação, assim como o nome já anuncia. É comum um líder pedir para um colaborador executar uma tarefa. Mas, simplesmente solicitar algo não é a garantia de que a ação será realizada como gostaria. Por isso, é importante dizer também o “porquê” da realização daquela tarefa, indicar um propósito. Ao fazer sentido para a pessoa, o colaborador entenderá que seu papel é decisivo no processo e estará automaticamente mobilizado.
A comunicação significativa é também uma ferramenta de persuasão. Quando um pedido é realizado com um propósito e uma justificativa, a pessoa é convencida a agir e não se sente obrigada. Logo, o que deve ser mencionado antes não é a tarefa em si, mas sim o significado.
Nesse sentido, existe um roteiro básico e eficaz que pode ser incluído na rotina de qualquer líder na hora de solicitar a realização de uma tarefa:
Cenário
Contextualize o colaborador antes da situação atual da área ou empresa sem que a tarefa tenha sido realizada. Isso já estimula a sensibilização para o próximo passo.
Objetivo
Com clareza, expresse a razão principal para que aquela tarefa seja realizada. Qual problema vai resolver? Quais são os resultados positivos para os envolvidos? É a mudança esperada do cenário anterior.
Regras, procedimentos, diretrizes
Como complemento da solicitação é importante também informar a forma como se esperar que a tarefa seja realizada. Algumas regras e procedimentos padrões que são necessários devem ser mencionados neste momento.
Prazo
Assim como saber o motivo para realizar a tarefa, é importante evidenciar o prazo máximo. O tempo é decisivo para que o colaborador entenda o esforço e dedicação necessários.
Como (se necessário)
Para encerrar o convencimento, diferente do item 3, essa é etapa de deixar claro quais são suas expectativas e como você gostaria que essa tarefa fosse realizada. Tem mais a ver com o “jeito de se fazer” e não com as regras essenciais. Por isso, é opcional.
A comunicação significativa também é conhecida como comunicação assertiva em diversos treinamentos de liderança. O mais importante é deixar claro o motivo para que uma ação seja realizada. Esse é o estímulo central para gerar o engajamento. Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, entre em contato conosco.