Blog
Desenvolvimento de lideranças
Estratégias de desenvolvimento

Coaching cognitivo: uma nova abordagem para executivos de sucesso

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Liderança para jovens talentos: como engajar estagiários e trainees

Dentre os investimentos em educação corporativa, os destinados aos líderes e gestores certamente estão entre os mais discutidos: no que investir? Há inúmeros programas voltados para comunicação, gestão do tempo, liderança, entre outros, mas pensar em algo que unifique o desenvolvimento de competências e envolva revisão de crenças e aumento de autoconfiança, para transformar potencial em realização é um grande desafio.

O investimento em coaching é um dos processos de maior satisfação para a empresa e para o profissional, pois facilita o alcance de objetivos profissionais e pessoais, dentro de uma relação de confiança desafiadora e apoiadora.

Segundo o psicólogo americano Daniel Coleman, mais de 70%  da capacidade de liderança vêm da habilidade de interação pessoal. Somado a isso, pesquisas mostram que entre os fatores que causam mais prejuízo para a carreira do executivo estão a falta de capacidade de lidar com adversidades de maneira efetiva tais como estresse, mudanças, entre outras.

Logo, as técnicas abordadas durante o processo de coaching, como a busca de novas e criativas alternativas de ações, possibilita a identificação dos paradigmas do coach (profissional em treinamento) e, naturalmente, o questionamento daqueles que se mostram disfuncionais.

O processo de coaching pode utilizar uma abordagem cognitiva, isto é, trabalha na raiz dos problemas, relacionando crenças, estratégias compensatórias e esquemas que a pessoa articula sem se dar conta que culminam num determinado padrão de comportamento.

Através desta técnica, o profissional pode descobrir alguns porquês de como age, tem como desarmar esta estrutura comportamental e estruturar outra mais funcional, ou seja, mais produtiva e eficiente, e em menor tempo, levando aos resultados desejados.

Leia mais sobre o coaching cognitivo:
Os diferenciais da abordagem cognitiva no processo de coaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento