Blog

Por que é importante estimular a diversidade nas empresas?

Postado dia 15/10/2019
Continue Lendo Tendências em educação corporativa: o que você precisa saber

Os desafios do mercado trazidos pela transformação digital, têm levado as companhias a repensarem suas formas de produção e gestão. Nesse contexto, a diversidade nas empresas ganha força, já que as vantagens de estimular a formação de ambientes diversos ficam cada vez mais evidentes.

Organizações que incentivam a diversidade obtêm melhores resultados, favorecem a criatividade e a inovação. Além disso, contribuem com o vínculo entre seus colaboradores e valorizam sua própria imagem aos olhos do público interno e de toda a sociedade.

Neste post, vamos abordar o conceito de diversidade, bem como a sua importância no meio empresarial e os seus benefícios. Boa leitura!

O que é diversidade e por que promovê-la?

A diversidade é uma característica observada em ambientes (profissionais ou não) formados pela pluralidade de gênero, cor, raça, orientação sexual e até mesmo de pensamento. Sendo assim, quanto mais heterogêneo um espaço, mais diverso ele é.

Mas, por que, afinal, a diversidade nas empresas anda tão em voga? Porque as organizações perceberam que a multiplicidade de experiências, cultura e conhecimentos torna o ambiente corporativo muito mais enriquecedor. Logo, elas só têm a ganhar com a formação de equipes plurais.

Quais as vantagens da diversidade nas empresas?

Estimular a diversidade nas empresas tornou-se essencial para vencer os desafios atuais do mercado. E, promover a pluralidade no espaço organizacional traz uma série de vantagens, confira algumas:

Contribui com a melhora de resultados

Ao reunir no ambiente de trabalho pessoas com formação, cultura e histórias de vida diversas, uma empresa torna-se uma representação da sociedade. Desse modo, consegue se aproximar melhor dos seus consumidores e alavancar os seusresultados ao entregar os produtos e os serviços que eles desejam.

Estimula a criatividade

Grupos de trabalho plurais são mais criativos quando têm liberdade para compartilhar suas habilidades. O resultado disso é a elaboração de soluções originais, que surpreendam o cliente. Por isso, companhias que investem na diversidade crescem mais rapidamente e se destacam no mercado.

Torna o ambiente de trabalho mais saudável

Há quem enxergue a diversidade nas empresas como um problema, mas isso não é uma verdade. Inclusive, a convivência com equipes plurais torna o clima muito mais cooperativo, leve e saudável.

Promove a inovação

Em uma época de transformação digital, sabemos o quanto a tecnologia é importante para gerar soluções inovadoras. Porém, nem de longe as ferramentas tecnológicas substituem o potencial humano. Logo, uma mudança de cultura também é necessária.

Nesse contexto, as empresas têm entendido que reunir, em um mesmo espaço, pessoas com ideias e pontos de vista diferentes é o melhor caminho para a obtenção de produtos e serviços atrativos e diferenciados. Portanto, não podemos mais pensar em inovação sem falar em diversidade.

Valoriza a imagem da empresa

Uma organização que promove a diversidade age com responsabilidade social. Por isso, passa a ser valorizada não só pelos colaboradores, mas também pelos consumidores e por toda a sociedade. Não é à toa que empresas formadas por equipes plurais atraem os melhores talentos.

Diversidade é diferente de inclusão

Um ambiente diverso não necessariamente é inclusivo — e vice-versa. Companhias que incentivam a presença de mulheres nos cargos de chefia ou a contratação de pessoas com deficiência promovem a inclusão, mas não podemos necessáriamente dizer que há diversidade em seus espaços.

Antes de mais nada, devemos ressaltar que a inclusão de grupos considerados minoritários é de fundamental importância para garantir oportunidades iguais a todos. Porém, a diversidade vai além. Ela engloba a multiplicidade de gênero, cor, orientação sexual, crenças e visões de mundo em um mesmo local.

Tanto a inclusão como a diversidade nas empresas precisam ser estimuladas. Dessa forma, as organizações cumprirão o seu papel social e terão condições de superar os desafios do mercado global, já que estarão mais perto de fornecer produtos e serviços alinhados aos desejos de seus consumidores.

Este conteúdo ajudou você a entender a importância da diversidade no meio organizacional? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos também possam usufruir dele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento