Blog

O empoderamento feminino no mercado de trabalho

Postado dia 18/10/2019
Continue Lendo Por que é importante estimular a diversidade nas empresas?

A reinserção das mulheres no mercado de trabalho dentro do sistema capitalista, começa a se transformar durante a segunda metade do século 18, com a Revolução Industrial. Com o fortalecimento das indústrias, e a diminuição populacional no pós-guerras, a necessidade de mão de obra abriu espaço para as oportunidades.

A força de trabalho feminina tinha um valor mais baixo – o que se perpetua até hoje – e por isso se tornava interessante. Mesmo com essa ressalva, foi um importante momento para trazer acesso à educação formal e emancipação financeira às mulheres.

Ainda estamos no caminho de equilibrar as diferenças entre os gêneros dentro de instituições. A herança histórica é desigual, e por isso políticas afirmativas que diminuam essa discrepância são parte da solução.

Conversamos com a Fernanda Quartolli, que é analista de desenvolvimento na Renault Brasil, sobre como o investimento na presença feminina pode beneficiar a todos.

O incentivo e empoderamento de mulheres dentro de instituições gera uma  imagem positiva não só externa, como interna, trazendo reflexos positivos: “O estímulo à diversidade de ideias, opiniões, e perfis através do encorajamento de mulheres em cargos de liderança”

O Fórum Econômico Mundial aponta o Brasil na 90ª colocação do ranking sobre igualdade entre homens e mulheres. Dentre os 144 países, somos o terceiro da América Latina com a pior colocação. Atrás do Paraguai e Guatemala – 96ª e 110ª posições respectivamente.

Entre as características do feminino e do masculino, a busca pela harmonia é o grande objetivo: “Acredito que possa prevalecer uma parceria, principalmente tendo vista diferenças de perfis. Não acredito em uma interferência mas sim em uma complementariedade entre ambos”.

Após o programa Mulherar, realizado na Renault, Fernanda reconhece as mulheres muito mais empoderadas: “principalmente pelo autoconhecimento propiciado pelo programa. Abriram seus corações e permitiram que os conteúdo as sensibilizassem para uma mudança e/ou aceitação”.

Uma das conquistas foi a vitória das participantes em uma competição esportiva, além de avanços na carreira. “As meninas do futebol feminino fizeram o time campeão do Jogos dos Sesi, e outras participantes foram promovidas para cargos de gestão através do programa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento