Blog

Coisas que pessoas produtivas fazem

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Você trabalha com treinamento ou desenvolvimento?

Todo mundo tem dias ou fases de improdutividade de vez em quando e sabe que poderia estar rendendo mais. Mas por outro lado ninguém quer viver pra trabalhar e virar um workaholic. Então como ser bem produtivo enquanto trabalha para poder curtir outras coisas depois?

Tim Ferriss, autor do bestseller internacional Trabalhe 4 Horas Por Semana, dá dicas para você render tudo que puder sem se matar de trabalhar:

1. Controlar o humor

A maioria dos sistemas de controle do produtividade acha que somos robôs, e se esquecem do imenso poder das nossas emoções.
Se você começar o dia calmo, é fácil fazer o que tem que ser feito e focar. Mas quando acordamos e as coisas já começam mal – telefone tocando, email chegando, alarmes tocando – passamos o dia todo reagindo.
Isso significa que quando você está dirigindo para o trabalho, você não está vendo as suas prioridades, e sim respondendo ao que é jogado em cima de você, sendo importante ou não.
Estudos mostram que a maneira como você começa o dia tem um efeito enorme na sua produtividade, e você procrastina mais quando está de mau humor. Então fazer um esforço para começar o dia bem já faz uma boa diferença!

2. Não ver o e-mail de manhã

Para muitos isso é impraticável. Várias pessoas não conseguem nem imaginar acordar e imediatamente dar uma olhada no email e nos feeds das mídias sociais.
Mas por que ver seu email logo cedo é pecado? Porque vocês está se programando para reagir. E email chega e de repente você está dedicando as suas melhores horas às prioridades de outra pessoa, não às suas.
Desse jeito, você não está planejando o seu dia de acordo com o que é importante: você está deixando seus objetivos serem definidos por quem quer que apareça na sua caixa de entrada.

3. Antes de tentar fazer rápido, descobrir se precisa fazer mesmo

Muita gente se pergunta por que é tão impossível conseguir fazer tudo, e a resposta é incrivelmente simples: você está fazendo coisas demais.
Quer ser mais produtivo? Não tente fazer nada de forma mais eficiente antes de descobrir se realmente precisa fazer aquilo. Fazer uma coisa direito não significa que ela seja importante.

4. Focar

Focar nada mais é que do que saber eliminar distrações. O acesso que temos a coisinhas brilhantes, barulhentas e tentadoras todo dia, o dia todo, é um dos responsáveis pela falta de atenção. E a solução é simples: se isole e faça com que essas distrações vão embora.
Focar é limitar você mesmo o número de opções para procrastinar. E estudos mostram que o jeito mais fácil de mudar o seu comportamento é mudando o ambiente em que você está.

5. Ter um sistema pessoal

A maioria das pessoas que são muito produtivas não sabem bem como isso acontece. Mas a maioria delas tem um sistema, uma rotina.
Definir rotinas e sistemas é mais efetivo que confiar em auto-disciplina. Dar a si mesmo a opção de fazer o que você não tinha decidido fazer é pedir para falhar.
Bons sistemas funcionam porque eles tornam as coisas automáticas e não sugam toda a sua força de vontade.

6. Definir os objetivos na noite anterior

Acordar sabendo o que é importante antes de as pseudo-emergências do dia começarem a cair no seu colo e a sua caixa de entrada começar a berrar ordens.
Então defina uma ou duas coisas como prioridade para o dia seguinte antes de jantar e encerrar o seu dia.
E estabeleça um ritual de encerramento. Saiba quando parar de trabalhar. Tente terminar todos os dias de trabalho da mesma forma. Ajeite sua mesa. Desligue seu computador. Faça uma lista do que precisa fazer no dia seguinte (estudos provam que as pessoas seguem mais os planos se os listam).

Resumindo:

  • Controle seu humor;
  • Não veja seu e-mail de manhã;
  • Faça só o que precisa mesmo ser feito;
  • Elimine distrações;
  • Tenha uma rotina e um sistema pessoal;
  • Defina seus objetivos na noite anterior.

Dito isso, aproveite as horas que vai ganhar para curtir a vida!

*Por Izabele Kutz (Adaptado de Business Insider)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento