4 passos para criar um plano de desenvolvimento de liderança

aspas

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

 A evolução e o sucesso contínuos de qualquer organização estão ligados ao crescimento e evolução contínuos de sua liderança. 

Por isso, um plano de desenvolvimento de liderança é uma ferramenta importantíssima para garantir que sua organização tenha um forte fluxo de futuros líderes.

Nesse sentido, a criação de um plano sólido ajuda a delinear etapas detalhadas para identificar e nutrir a próxima geração de líderes em sua organização.

Pensando em auxiliar a sua empresa neste processo, preparamos um artigo completo com 5 passos para criar um bom plano de desenvolvimento de liderança. Confira: 

O que é um plano de desenvolvimento de liderança?

Um plano de desenvolvimento de liderança é um documento estratégico projetado para ajudar os colaboradores  a obter e desenvolver competências de liderança e prepará-los para funções de gestão dentro de uma organização.

Este plano geralmente é estruturado, de longo prazo e personalizado para as necessidades únicas de um colaborador e da organização. Ele descreve os objetivos de aprendizagem e as atividades que um funcionário irá realizar para atingir seus objetivos.

Por que criar um plano de desenvolvimento de liderança?

Os planos de desenvolvimento de liderança são essenciais para a continuidade dos negócios em tempos de crise e em mercados competitivos. 

Esse plano tem o potencial de manter seus colaboradores mais engajados com a organização e evita que seus colaboradores queiram  buscar oportunidades alternativas de trabalho com os concorrentes. 

Além disso, quanto mais fortes forem seus líderes, maior será o potencial de sua organização para se diferenciar e permanecer viável em um mercado em constante mudança.

Por isso, o desenvolvimento de competências essenciais de liderança e a construção de um pipeline de liderança diversificado são os principais objetivos do seu plano de desenvolvimento de liderança.

Esse plano também  ajuda a envolver seus colaboradores  e fornece a eles oportunidades de aprendizado contínuo.

Agora que você já sabe por que criar um plano de desenvolvimento de lideranças, vamos apresentar algumas etapas que devem ser seguidas. 

Quais são os passos para a criação de um plano de desenvolvimento de liderança?

1. Avaliar e identificar talentos

Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, um treinamento de desenvolvimento de líderes deve considerar as características de uma boa liderança. 

A partir delas, é preciso que o trabalho seja realizado de forma adequada em cada líder, corrigindo as falhas e potencializando o que já está de acordo com o perfil de liderança ideal. 

Algumas dessas características são: 

  • Sabe ouvir seus liderados e é capaz de se comunicar com eles de maneira nítida e objetiva;
  • Tem consciência de que é um exemplo para a equipe e se porta como tal;
  • Não tem medo de inovar;
  • Sabe dar autonomia aos liderados;
  • Ajuda e motiva a equipe em momentos difíceis;
  • É  um bom mediador de conflitos;
  • Tem capacidade de desafiar, direcionar tarefas, reconhecer e recompensar o sucesso dos indivíduos.

Lembre-se que a liderança não é uma característica nata, ou seja, todas as habilidades necessárias  podem ser identificadas e desenvolvidas observando o comportamento dessas pessoas no dia a dia. 

2.  Identifique o estilo de liderança

Pode haver um estilo de liderança abrangente dentro da organização que é esperado de líderes em potencial, isso pode ser baseado na cultura da organização e nas necessidades de negócios. 

Uma organização pode preferir um ou mais estilos de liderança, no entanto, a atual incerteza e volatilidade dos ambientes de negócios exigem que os líderes trabalhem com vários estilos, dependendo da situação.

Esse grau de agilidade pode não vir naturalmente, mas agora é uma habilidade essencial que deve ser adquirida. 

Por isso, identificar e desenvolver os estilos de liderança dentro da sua empresa, podem ser uma boa opção para garantir um melhor clima  organizacional, inovação e senso de pertencimento. 

3. Determine as principais competências de liderança

Identificar as competências-chave de liderança necessárias para o sucesso atual e futuro da organização é essencial para a execução de um plano de desenvolvimento de liderança bem-sucedido. 

Essas competências tornam-se a base do plano de desenvolvimento, por isso, desenvolvê-los significa garantir que a próxima geração de líderes esteja pronta para os desafios atuais e as crises desconhecidas que ainda serão enfrentadas.

4. Busque programas atualizados para elaborar o seu plano de desenvolvimento de liderança 

Ao buscar por umtreinamento de líderes, é comum se deparar com diversos programas que, mesmo sendo personalizados para a realidade de cada empresa, trazem conteúdos e metodologias já ultrapassadas. Isso considerando tanto as informações que serão passadas aos líderes quanto a forma de aplicação do programa.

Por isso, é muito importante que a empresa se mantenha informada quanto aos temas, técnicas e ferramentas que são tendência no mercado.

Pense nisso: quanto mais inovador e engajado for o programa oferecido as lideranças, maiores serão as chances do publico alvo aderir e colocar em prática as ações propostas. 

separador

Investir em seus futuros líderes criando planos de desenvolvimento de liderança e garanta que as habilidades necessárias sejam identificadas e desenvolvidas em tempo real é a chave para o sucesso do seu negócio. 

Quer desenvolver um programa de desenvolvimento de liderança que dê resultados para sua empresa?Conte conosco para este trabalho!

Osprogramas de desenvolvimento de liderançada Duomo têm foco em resultados para o negócio, são customizados para a realidade de cada empresa e seguem uma metodologia para que a teoria seja aplicada na prática do dia a dia das organizações e dos líderes.

Compartilhe este conteúdo

Facebook Twitter Whatsapp Linkedin
Conheça as nossa modalidades In Company e E-learning Quero conhecer mais

Soluções

Com 20 anos de experiência nessa área, a Duomo Educação Corporativa é referência como importante centro de desenvolvimento em liderança no Brasil. Ver mais

Você sabe o que é 4ª Revolução Industrial? Sua empresa está preparada para os desafios que ela nos traz? Ver mais

Cenários de alta competitividade desafiam a capacidade de transformação de pessoas e organizações Ver mais

É fundamental que os profissionais trabalhem com espírito de equipe para que o desempenho da organização seja altamente positivo. Ver mais

Treinar e desenvolver os jovens talentos, sejam eles estagiários, trainees ou potenciais líderes, é fundamental para torná-los mais preparados, conscientes e protagonistas de suas carreiras, criando uma cultura sucessória Ver mais

Estimular a diversidade de gênero nas empresas tornou-se essencial para vencer os desafios atuais do mercado, e promover a pluralidade no espaço organizacional traz resultados positivos e inovação. A definição de diversidade vem de um estado diverso e dif Ver mais

Onde se encontra a segurança psicológica? Ver mais

risco

Colha resultados

Clientes que já comprovaram nossos métodos

Carregando o site