Blog

A importância da diversidade na transformação digital

Postado dia 19/08/2019
Continue Lendo Postura de “protagonista” x “postura de vítima”

Para desenvolver um mindset digital é necessário estimular uma cultura que abrace múltiplos pontos de vista

Desenvolver o mindset digital é um desafio e obrigação dos profissionais que desejam crescer nas empresas que vivenciam a transformação digital. Aprender a lidar com as mudanças rápidas e com este mundo VUCA mais complexo, que exige mais agilidade e soluções eficazes envolve mais a adaptação do pensamento do que ao uso de determinada tecnologia na prática.  Para fazer essa reconfiguração da mentalidade das pessoas diante dessa nova realidade, a diversidade de ideias em uma mesma equipe é um grande benefício na hora de encontrar soluções rápidas.

No contexto de transformação digital, um mindset que proporciona crescimento e qualidade de vida para os colaboradores de uma empresa entende o que é uma tecnologia e percebe com ela impacta na sua área e no seu trabalho. Mas, neste contexto, os impactos são variados.

Estimular a diversidade de pensamentos ajuda a trazer à tona diferentes pontos de vista e formas de pensar para um mesmo ambiente.  Essa troca de ideias aumenta a possibilidade da equipe encontrar mais soluções inovadoras e inéditas. Essa é a essência do sucesso das startups que mais crescem no mundo.

Mas empresas que têm políticas de diversidade esbarram na questão da inclusão. Não basta trazer o diverso para empresa, é preciso preparar a cultura da empresa para que o ambiente efetivamente seja inclusivo. Os colaboradores precisam aceitar bem as diferenças e considerar essas visões diferentes.  Isso significa ouvir a opinião de forma aberta e aceitar qualquer ideia, sem preconceito ou críticas em um primeiro momento. Todos devem se sentir à vontade para expor uma opinião ali.

Não é fácil para o ser humano mudar e nem se abrir para algo diferente do habitual. O desafio, especialmente da área de Recursos Humanos, é tornar essa adaptação possível e viável. Criar simplesmente um modelo mental que as pessoas são obrigadas a aderir gera mais tensão do que resultados. Não promove a diversidade. É necessário dar um passo de cada vez e construir as bases para estimular as interações de forma natural.

Com a chegada de resultados positivos, aos poucos os colaboradores conseguirão perceber que a cultura da diversidade está beneficiando todos os envolvidos.  Aqui na Duomo temos programas específicos com foco em desenvolver os colaboradores a partir da educação corporativa. Conheça nossas soluções e adapte a cultura da sua organização para a Transformação Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colha resultados

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento